Resenha + Sorteio: Memórias do Coração - Lilian Galdo e Julie Lopo


Editora: Planeta Literário
372 páginas
2016

Inácio está quebrado. Seu grande amor foi embora, levando em seu ventre a prova do quanto se amaram. Sem pistas de onde ela pode ter ido e com medo de tomar uma decisão precipitada que prejudique futuramente uma conciliação, ele passa seus dias amargando o abandono, dormindo com todas as mulheres da cidade e rezando para que um dia, ela, a rainha do seu coração, retorne para ele. Cecília é uma mulher incompleta. Após sofrer um acidente e perder a memória, ela luta para seguir sua vida normalmente, ainda que tudo em seu corpo, sua mente e em seu coração grite que algo está errado. Após se mudar para uma cidade, em busca de sucesso profissional, ela comprova que o destino tem suas ironias, ao perceber que todos da cidade a conhecem e cruzar com o lindo, sexy, porém amargurado homem que alega ser seu marido.
Duas peças desencaixadas, em meio a um quebra-cabeça que eles têm que se esforçar para montar.
Quando a mente não se recorda do passado, é possível reconhecer o seu amor através do coração?
*Sinopse original
"Não lembro ao certo quando a minha vida mudou, tudo o que eu sei é que, um dia, quando abri os olhos em um hospital, disseram-me que meu nome era Cecília Ávila. Não sei o quanto disso é verdade, não consigo me lembrar de nada do passado."

Cecília não se lembra da sua vida antes de acordar em um hospital depois de um coma que durou um mês. Tentando seguir em frente, ela se formou em Zootecnia, mesmo contra a vontade de seus pais que a superprotegiam. Se sentindo sufocada ao extremo e incompleta, ela decide, junto com uma amiga, abrir uma clínica veterinária em uma cidade do interior de São Paulo e assim viver a sua vida da forma que desejar. Já Inácio nunca superou o fato de sua esposa ter ido embora do nada, ainda mais levando em seu ventre a sua amada filha. Desde então ele segue sua vida cuidando de sua fazenda e dormindo com todas as mulheres que o quiserem. Até que um dia ele avista Cecília depois de muitos anos e toda a angústia e a saudade que eles imaginavam estar enterrados voltam à tona.


Memórias do Coração foi uma leitura bem diferente do que eu esperava e que me manteve presa durante um dia inteiro, até a última das quase 400 páginas que contam a história do reencontro de Cecília e Inácio.  Lilian e Julie capricham no enredo e criaram uma trama cheia de reviravoltas e descobertas que é impossível largar. Devo dizer que é o tipo de livro que vira e mexe faz o leitor derramar algumas lágrimas e como eu sou bem manteiga derretida, acabei derramando rios delas, principalmente no fim onde os acontecimentos são muito tocantes.

Dividido entre o ponto de vista de Inácio e de Cecília e com narrativa em primeira pessoa, a escrita das autoras, das quais eu já havida lido somente um conto da Julie Lopo (que você pode conferir aqui), é extremamente gostosa e suave, provocando uma leitura extremamente rápida e agradável. Perfeita pros dias ociosos em que tudo o que se quer é passar a tarde lendo um romance. Meu único ponto negativo é para o desfecho que apesar de lindo achei um pouco exagerado, me fazendo lembrar das icônicas novelas mexicanas onde tudo termina como um mar de rosas.

Inácio é o típico mocinho apaixonado e cabeça dura, que ora queremos consolar e ora queremos esganar. Já Cecília é uma protagonista determinada e que busca reconstruir a sua vida enquanto corre atrás da verdade. Ambos são personagens cativantes e que despertam empatia. Além deles há diversos personagens secundários que desertam os mais variados sentimentos, do ódio ao amor. Quatro deles são os casais que irão protagonizar os dois próximos livros.

"(...) Sim, eu te amei mais do que a mim mesmo e tenho certeza que nunca deixarei de amar. (...)"

O cenário da história é uma cidadezinha do interior, onde há a predominância de fazendas, animais de gado, muitos chapéus de cowboy e rodeios e suas provas típicas. Foi, que eu me lembre, a primeira trama do tipo que li e gostei de todo o visual e modo de vida proposto, embora na vida real o rodeio seja algo que eu desaprove.

A diagramação assim como o capricho da editora merecem ser mencionados: as páginas iniciais de cada capítulo são decoradas de forma simples mas lindas e deixam a obra física ainda mais charmosa.
Memórias do Coração é um romance encantador que derruba lágrimas com a mesma facilidade com que arranca sorrisos e provoca risadas. Uma leitura mais do que agradável pra qualquer um que goste do gênero.

Sobre a série:
Memórias do Coração é o primeiro livro da Trilogia Céu Azul, que teve o seu segundo livro, Menina Veneno, lançado recentemente. Ainda não há previsão para o lançamento do terceiro e último livro.


Ei, não vai embora ainda não! A gente sabe que você adora um bom romance e por isso vamos sortear um exemplar de Memórias do Coração + um kit de marcadores da Planeta Literário pra você se deliciar com a história de amor de Cecília e Inácio e já se preparar para Menina Veneno!

Regras obrigatórias:
  • Seguir o blog pelo Google Friend Connect (GFC);
  • Compartilhar a imagem oficial no facebook do blog e marcar três amigos;
  • Curtir a página da Editora PL no facebook;
  • Seguir o instagram da Editora PL;
  • Morar em território brasileiro.

Agora só há a opção de seguir com a conta Google!



a Rafflecopter giveaway

10 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de dizer que este livro tem uma premissa que me encantou, e me chamou a atenção ao ponto de me desperta interesse pela leitura, adoro romance, com encontro e desencontros, e pelo que você citou vamos nos deparar com muitas revira voltas nesta estória.
    Irei participar espero ser a sorteada.

    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana!
      Fico feliz em saber que o livro te chamou a atenção. Espero que consiga o ler e que goste.
      Boa sorte no sorteio!

      Excluir
  2. Li sua resenha e me interessei pelo livro.Eu não conhecia.

    Participando
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. A história deve ser linda eu adoro participar pois fico conhecendo livros maravilhosos e acabo comprando. kkkk
    dora101966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Larissa!
    Gostei de várias coisas: primeiro por ser em uma cidade do interior, por ter o ponto de vista dos dois protagonistas e tambémpor trazer uma trama onde as emmoções afloram de várias formas, não tem coisa melhor em um livro.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir