Resenha: Senhorita Aurora - Babi A. Sette

 
Editora Verus

342 páginas

2018


Nicole é uma bailarina brasileira que finalmente terá a chance de ser a estrela em um grande espetáculo. Ela será Aurora no espetáculo de A Bela Adormecida, acontecendo em Londres. Entretanto, nem tudo são flores e o famoso maestro Daniel Hunter foi convidado para reger, mas fora dos palcos, é uma pessoa rude e fechada, sendo grosso com todos, inclusive Nicole. Quanto mais se aproximam, mas Daniel se fecha, e um segredo pode mudar suas vidas para sempre.

“Eu, o piso, meu corpo e a dança.
Eu, o céu, os movimentos e a música.
Eu, o êxtase, a entrega e a melodia.
Eu, o suor, a liberdade e a alma.”
Alguns de vocês que acompanham o blog devem se perguntar nesse momento "mas a resenha de Senhorita Aurora já existe há um tempo no blog, por que repetir?"
A resposta é simples. Lançado como livro independente em 2016, Senhorita Aurora é finalmente lançado por uma editora, a Verus. Por isso, para fins de divulgação da obra, em parceria com a autora, estamos repostando a resenha, e com a nova capa da obra!
Como há cenas diferentes e adicionais na nova versão, este mesmo post será atualizado assim que eu conseguir ler o livro novamente. Por isso, fiquem de olho!

Descobri sobre esse livro na Bienal do Rio 2015, ao participar de um bate-papo com a autora. Apesar do nome ser Senhorita Aurora, porque o Balé que Nicole estrela é A Bela Adormecida, o livro é uma releitura de A Bela e a Fera, que como todos já estão cansados de saber, é meu conto favorito.
E a Babi soube fazer uma ótima releitura, pegando pontos singelos que remetem o conto da Disney, e meu coração transbordou de amor toda hora que eu julgava reconhecer alguma cena de Senhorita Aurora que parecesse A Bela e a Fera.
Sua narrativa nesse livro é diferente de suas outras obras, tendo uma escrita mais despojada, ainda que formal e recheado de trechos inspiradores para marcar no kindle. Nicole, ao mesmo tempo que usa muito um vocabulário mais jovem, também usa palavras de forma extremamente formal, o que me pareceu um pouco incoerente. De todo modo, não foi uma situação que se repetiu ao longo da obra, que é bem escrita e envolvente, sendo uma leitura prazerosa.
Como todo bom young adult, Senhorita Aurora usa e abusa do drama e de sentimentos para deixar o leitor abalado emocionalmente. A trama é eletrizante, e com inúmeros acontecimentos e obstáculos para o casal principal a cada segundo, deixando-me mais apegada a cada momento.
Como já é conhecido pelos leitores da autora, há um final considerado feliz, ao mesmo tempo que aborda os relacionamentos de forma profunda, especialmente os familiares e profissionais, nessa história.

Os mocinhos de Babi A. Sette estão, em minha humilde opinião, cada vez melhores. Meu favorito ainda é Simon, de O Despertar do Lírio, mas por pouco o maestro não o superou. Ainda que no início eu tenha achado-o um tremendo ogro (ou uma fera, hehe), Daniel Hunter acabou mostrando-se um personagem profundo, cheio de feridas, que não fazia ideia de por onde recomeçar. Sua personalidade mais íntima encantou, sua personalidade pública me fez querer esganá-lo algumas vezes, e por outras, me fez aplaudir para o kindle.
Nicole também foi uma ótima protagonista. Confesso que no início, ela me lembrou muito a protagonista do primeiro livro da autora. Mas, conforme a história vai passando, essa sensação foi deixada de lado. O que mais me empolgou foi o fato de mesmo tão jovem, ela correu atrás do que queria, com a ajuda da mãe. Ainda assim, por mais que tenha tal garra, era apenas uma garota de 19 anos, que tinha medos, angústias e principalmente, fraqueza. É possível acompanhar um amadurecimento da personagem, e ao mesmo tempo, perceber que ela não é invencível, em seus altos e baixos.
Entretanto, achei que alguns personagens poderiam ter mais destaque, como a mãe de Nicole, por exemplo, que tem todos os ingredientes para ser mais um assunto interessante a ser tratado no livro, consequente do relacionamento com o pai da protagonista, mas que ficou apenas como uma passagem de plano de fundo.

O grande mistério do livro, o segredo do Daniel, é absolutamente fantástico. É algo inimaginável, e por mais que não conseguisse nem pensar no que poderia ser, jamais cogitei que pudesse ser o que foi. E foi bem interessante tal assunto ser tratado, porque é algo que nunca li em livro algum, o que fez de Senhorita Aurora uma experiência única. A descoberta é impactante, escrita para chocar e fazer pensar sobre o assunto. Lágrimas caíram durante as cenas! Para completar, a autora coloca uma nota no final com informações sobre, que com certeza traz um novo pensamento para os leitores sobre o segredo do maestro.

Devo mencionar o cuidado também, desde a diagramação do livro até a playlist. Confesso que não leio ouvindo música, porque ou eu leio ou eu canto, mas conhecia algumas músicas e anotei muitas outras pra ouvir futuramente.
Por fim, a estreia de Babi A. Sette foi maravilhosa e apaixonante, mostrando que é uma autora bem flexível, indo dos romances históricos aos young adult. Um jovem adulto nacional must read, que trata de inúmeros assuntos importantes, mas principalmente sobre segundas chances e superação, com muita sutileza e inspiração, que leva nota de 4,5 da minha parte.

0 comentários:

Deixe seu comentário