Resenha: Um de Nós Está Mentindo - Karen M. McManus

Editora Galera Record
Tradutoras:
368 páginas
2017

O dia já começa estranho quando cinco alunos vão de forma improvável para a detenção. Nenhum deles tem um motivo concreto para estar lá. Mas todos ali têm segredos. Então, quando um deles morre após uma reação alérgica, quatro alunos supostamente injustos de estarem na detenção, passam a ser suspeitos de um assassinato no colégio. De um dia para o outro, suas vidas viram de cabeça para baixo, com uma fama de motivo indesejado. E Quem está falando a verdade, qual deles está mentindo?

Há algum tempo o Grupo Editorial Record lançou a divulgação em massa de Um de Nós Está Mentindo. Confesso que, quando li a sinopse e vi a capa, não achei nada demais e não me interessou muito. Porém, a editora presenteou o blog com uma prova antecipada do livro e, encarregada de ler, não pude ficar nada além de muito surpresa com uma ótima obra, que merece toda a atenção que está recebendo.


Um de Nós Está Mentindo trata-se de um suspense policial juvenil. Na obra de McManus há todos os elementos que fazem uma história ser do gênero - há assassinatos, intrigas, mistério, várias pessoas tentando encontrar uma solução para o caso, dentre outros. Tudo isso em um ambiente escolar, o que em minha opinião, deixa a trama mais leve e mais tensa ao mesmo tempo. Mais leve porque todo o ambiente jovial já é leve por si só - romance e amizade, por exemplo, ainda que haja intrigas e coisas como bullying. Mais tenso justamente pelas partes ruins de um ambiente jovem. Além disso, o acontecimento principal da trama já pode ser considerado um tanto pesado, ainda que a cena que o descreve não seja.

Em meu primeiro contato com a escrita de Karen McManus tive uma experiência bastante positiva. A autora sabe criar uma trama que atiça a curiosidade do leitor, com capítulos intercalados por todos os suspeitos, com escritas diferentes e bem definidas. Os diálogos criados são interessantes e com fundamentos, portanto, nada me pareceu vazio na trama.
Entretanto, acredito que a autora poderia ter trabalhado mais na parte do mistério. É inegável que é sim muito bem trabalhada, mas, ao menos para mim, não foi nada difícil descobrir quem foi o assassino, já tendo minha suspeita certeira antes da metade do livro.

O grande ponto e acerto da autora é sobre todas as mensagens que ela consegue transmitir com a trama. São quatro jovens juntos, totalmente diferentes, onde a única coisa em comum é terem cometido muitos erros ao longo da breve vida. Assim, a evolução da amizade deles é grandiosa e sutil, sem mostrar-se algo forçado, tornando a leitura ainda mais proveitosa. Além disso, diversos pontos são abordados, principalmente quanto a bullying, drogas e sexualidade. De forma clara, acredito que o principal assunto tratado no livro é a exposição que os adolescentes têm hoje em dia, mostrando muito essa situação no blog de Simon, o garoto covardemente assassinado.

Finalmente, Um de Nós Está Mentindo mostra-se mais um excelente suspense juvenil nesta nova onda literária. Recomendo-o como uma excelente leitura, que vai prender o leitor até a última página, causando ansiedade para saber como irá terminar.

2 comentários:

  1. Oi, Camila. Estou muito animada para ler esse livro, desde que saiu as resenhas fico cada vez mais curiosa a respeito da trama. Me lembra muito PLL, por isso acho que vou gostar bastante, só espero não me decepcionar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Suspense e romance policial são gêneros que muito chamam minha atenção, sobretudo quando envolve adolescentes, que é exatamente a fase na qual me encontro. Acho que o que mais desperta minha curiosidade é que tenho uma enorme dificuldade para 'prever' o final, então geralmente, tudo é surpreendente. Esse livro definitivamente vai para minha lista de 'quero ler'!

    Beijos, Aninha
    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir