Resenha: Olá, Adeus e Tudo Mais - Jennifer E. Smith

Editora Galera Record
Tradutora: Alda Lima
280 páginas
2017

Outras resenhas da autora: A Geografia de Nós Dois.

Clare e Aidan namoram há três anos. Entretanto, no dia seguinte ambos irão para a faculdade... E cada um ficará em um extremo do país. Por isso, pelas próximas doze horas, o casal irá refazer os caminhos e momentos importantes do relacionamento, revivendo memórias afim de decidir se o melhor para ambos é terminar ou permanecer junto.

Minha relação com a Jennifer E. Smith possui altos e baixos. Se por um lado eu amei A Geografia de Nós Dois, acho que Ser Feliz é Assim e A Probabilidade Estatística do Amor pecaram em algumas coisas. Ainda assim, eu estava com muitas expectativas para Olá, Adeus e Tudo Mais, sobretudo por causa da sinopse. E como eu imaginava, mais um livro da autora conquistou meu coração.

"É verdade que o mundo é cheio de sinais. Eles simplesmente significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Para Clare, isso parece a exceção. Para Aidan, parece a regra."
A história do novo livro da Jennifer E. Smith se passa em uma noite. Mais precisamente, em 12 horas. O livro poderia ser um tanto confuso, já que não é fácil criar uma trama envolvente em tão pouco tempo, mas a autora consegue. Sua escrita - em terceira pessoa e toda no presente - continua viciante e fácil de ser lida, apesar dos muitos clichês e dramas que rodeiam a história. Algo que muito me agradou é que eu não fiquei perdida com partes confusas na história. Na resenha de A Geografia de Nós Dois eu menciono que isso foi algo que me incomodou bastante, a escrita confusa da autora. Não vi problemas do tipo neste livro. 

Acho que o que transforma e difere Olá, Adeus e Tudo Mais de outros livros semelhantes é justamente a química do casal. Clare e Aidan combinam perfeitamente e transbordam harmonia desde as primeiras páginas, o que deixa a leitura um tanto proveitosa. Já que é um romance sobre ambos, poderia dar muito errado caso Smith não conseguisse fazer um casal legal. Entretanto, a autora confere realidade aos dois jovens, com personalidades que se complementam, fazendo com que o leitor torça por eles durante o livro inteiro. Se por um lado, Clare é calculista e prática, Aidan é um tanto sentimental e age com muita emoção - e me identifiquei bastante com ele!
Além disso, os outros personagens são igualmente cativantes, tendo também bastante importância na história, como Scotty e Stella. 

O que mais me chamou a atenção na obra é como a autora expõe a juventude de forma realística. O livro todo é permeado sobre dúvidas que afetam as pessoas nessa idade: sobre a faculdade, o amor, a amizade, brigas, família... São infinitas possibilidades e Smith consegue expôr tais sensações de forma um tanto sensata, fazendo com que o leitor se identifique com ao menos algum dos casos.
Outra coisa que chamou-me a atenção também foi a pequena quebra de esteriótipo de casais na literatura. Aidan é atleta; Clare é estudiosa. Porém, ambos estão em um mesmo grau de popularidade, trazendo igualdade. Aidan é o emocional; Clare, a racional, fazendo com que de certa forma, os papéis se invertam um pouco do que é comum ver nos livros atualmente.

Portanto, Olá, Adeus e Tudo Mais é uma deliciosa história sobre a juventude e o que ela traz, com seus amores e descobertas. Uma leitura mais do que recomendada, principalmente para os mais jovens, que possuirão as mesmas dúvidas e dilemas que o casal criado por Jennifer E. Smith.

2 comentários:

  1. Adorei a resenha parece ser ótimo o livro
    Adorei o seu blog e sigo

    Por favor visite o blog e nos siga
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/o-que-eu-achei-1-ira-dos-anjos.html

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada da autora, apesar de ser louca para ler A probabilidade estatística do amor à primeira vista. Esse livro não me chamou muito a atenção e confesso que só o leria pois queria saber se eles ficariam juntos ou não, mas provavelmente eu não daria a mínima para o resto.

    https://thatisrealme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir