Resenha: Dumplin' - Julie Murphy


Editora Valentina
Tradução Heloísa Leal
336 páginas
2017

Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha,e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e "estou acima do peso e ninguém  tem nada com isso" fazem de Dumplin' um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin' pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leba um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava - a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima - Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas de escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas - junto com mais três amigas totalmente fora do padrão -, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.
*Sinopse original

"Às vezes, descobrir quem você é implica entender que o ser humano é um mosaico de experiências. Eu sou Dumplin'. Will e Willowdean. Gorda. Feliz. Insegura. Corajosa."

Quando comecei Dumplin' não imaginava, mesmo com os elogios que já havia lido, que ele seria esse livrão todo que me deixou encantada com a protagonista e tudo o que ela tem a ensinar. Comecei a ler despretensiosamente e quando dei por mim já estava devorando página atrás de página e enchendo as folhas de post-it pra marcar as inúmeras citações de que gostei.


Willowdean é gorda e esse é um fato que ela já aceitou, o que não significa que sua autoestima seja baixa, na verdade é o oposto disso. Mas um punhado de situações adversas - como o luto pelo falecimento de sua tia Lucy, uma grande briga com sua amiga de infância e a repentina paixão por Bo Larson, seu lindo colega de trabalho - fazem com que a garota se encha de inseguranças e incertezas sobre si mesma. Num ato impulsivo de rebeldia, Willowdean se inscreve no concurso de beleza Miss Jovem Flor do Texas, um concurso anual que para a pequena cidade de Clover City, onde ela mora, e que é organizado por sua mãe, que já foi uma das vencedoras. Assim, a jovem parte numa jornada nada convencional em busca de respostas e da autoestima perdida.

Essa é uma daquelas resenhas que eu nem sei direito como começar, uma vez que há tanta coisa boa para falar sobre o livro que acabo me perdendo nas ideias e querendo simplesmente falar "Vão ler esse livro, pelo amor de Deus!" haha. Pra início de conversa, então, devo dizer que o ponto alto do livro são os personagens. De personalidades distintas e muito bem delineadas, não há um que seja totalmente bom ou mau. Julie conseguiu criar personagens de atitudes muito reais que cativam, de um modo ou de outro, com muito sucesso.

Dumplin', a protagonista, é forte, decidida e corajosa mesmo com as inseguranças que a enchem de medo ao mesmo tempo em que é leve e divertida. Bem difícil não simpatizar com ela. Ellen, sua melhor amiga, é o seu oposto tanto fisicamente quanto em personalidade mas ambas não conseguem viver uma sem a outra desde que foram unidas ainda crianças pelo amor em comum pelas canções de Dolly Parton. Sempre se apoiando mutuamente, a amizade das duas é linda de se ver.
Há vários outros personagens louváveis a sua maneira, mas discorrer sobre cada um acabaria tirando o prazer da descoberta de quem for ler, então vou parar por aqui.

Narrado em primeira pessoa, o livro é dividido em capítulos curtinhos que deixam a leitura bem ágil e fluida, também por conta da escrita agradável da autora e dos diálogos cheios de sarcasmo, o que torna a leitura bastante divertida.

"Só porque é fácil não quer dizer que seja certo."
De modo geral, Dumplin' é um livro encantador que proporciona um belo entretenimento mas que ao mesmo tempo faz com muito afinco o leitor refletir acerca dos padrões de beleza que cercam a sociedade e do tratamento que as pessoas que não se encaixam nesses padrões recebem, assim como a forma como elas mesmas se veem. Willowdean veio pra mostrar que a graça do mundo é ter seres humanos tão diferentes uns dos outros, afinal se todos fossemos iguais, qual seria a graça? Com muito bom humor, ensinamento e uma boa dose de romance, esse é um livro que vale muito a pena ser lido.

Sobre o livro:

Dumplin' vai ser adaptado ao cinema e será estrelado por Danielle Macdonald e Jennifer Aniston mas ainda não há previsão de lançamento.
O livro contará com uma sequência que será lançada esse ano nos EUA e ainda não possui previsão de lançamento por aqui.

2 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, mas ainda não consegui colocar nas minhas listas. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda!
    Bjs
    https://gatadeboutique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu lembro quando esse livro estava para ser lançado e também que amei a premissa.E pelo jeito foi muito desenvolvida,fiquei ainda mais empolgada para ler futuramente

    Beijos
    Babi Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir