[Mangás #7] 5 Centímetros por Segundo - Makoto Shinkai e Yukiko Seike

No ano de 2017, muito se ouviu falar de um filme que quebrou recordes de bilheteria no Japão, e que em breve ganhará um espacinho aqui nessa seção. Your Name foi escrito por Makoto Shinkai, pessoa muito conceituada lá fora, com filmes tão lindos quanto, como Jardim das Palavras (Garden of  Words) e Cinco Centímetros por Segundo. Por isso, o mangá que venho tratar hoje não é volume único, porém é curtinho, contendo apenas dois volumes. É também uma história retratando o filme.

A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas. Com o passar do tempo, a situação só piora, pois, chega a vez de Takaki se mudar, para ainda mais longe de Akari. Na vida do garoto, também entrará uma nova personagem: a sonhadora Kanae Sumida. Será que ele conseguirá esquecer Akari? Irão eles se reencontrar no futuro?

A sinopse realmente conta sobre o que se trata a história. Takaki e Akari se conhecem desde pequenos e, com o passar do tempo, ambos se apaixonam. Porém, nem tudo são flores, e Akari precisa se mudar para longe. Como a história se passa antes da internet virar um grande meio de comunicação, tudo que eles podem fazer é se comunicar por cartas e de forma bem precária. E a vida segue.

Eu fiquei completamente apaixonada no primeiro volume. Apesar de se tratar de um romance japonês - muitas vezes fantasioso - 5 centímetros por segundo tem um toque de realidade. Coisas e situações pelas quais qualquer um passa, ainda que no caso do mangá, ambos fossem jovens demais. As histórias passadas são curtas, dando velocidade ao mangá, mas, ao mesmo tempo, creio que poderia haver um pouco mais de aprofundamento. Ainda assim, desde as primeiras páginas é possível torcer enlouquecidamente pelo casal, vibrando com cada momento que eles conseguem interagir, estando perto ou longe. Logo, desde o início eu fiquei um tanto frustrada com a possibilidade de um triângulo amoroso, como mencionado na sinopse. Felizmente, esse acaba não sendo o foco do mangá em um primeiro momento, mesmo que eu não fique chateada caso em histórias (como em La la land, por exemplo), as coisas possam tomar rumos diferentes.

Por isso, ao terminar o primeiro volume, procurei enlouquecidamente pelo segundo. Os mangás da Editora New Pop não são vendidos em bancas, então precisei recorrer à Amazon. E se eu amei o primeiro volume... me decepcionei com o segundo, que foi um tanto frustrante para mim, em vários sentidos. As coisas pareceram desandar em narrativa, e a história pareceu parada em alguns momentos.
Ainda assim, 5 Centímetros por Segundo mostrou-se uma bela história de amor à distância, bastante realista e que mostra que nem tudo sai como planejamos, mas que vale a pena passar por experiências que só acrescentam.

O acabamento da editora é sempre impecável, com folhas e capas grossas, e formato menor, deixando o mangá mais grosso. As folhas são brancas, mas não transparentes, o que permite apreciar a arte, que apesar de preferir a do filme, ainda é bem satisfatória. Vocês podem encontrar os mangás à venda nas livrarias online como Amazon e Saraiva, ou na própria loja da editora.


0 comentários:

Deixe seu comentário