Resenha: Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo Contada na Linguagem das Flores - Cassandra Clare


Editora: Galera Record
Ilustração: Cassandra Starkweather Jean
Tradução: Ana Resende
208 páginas
2016

Outras resenhas da autora:
Dama da Meia-Noite

Em Uma História de notáveis Caçadores de Sombras e seres do Submundo - contada na linguagem das flores, Cassandra Jean mergulha nos personagens criados por Cassandra Clare nas séries Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas, reunindo características e ficha técnica de nomes como Jace Wayland, Magnus Bane e Tessa Gray. Comparando cda um deles a uma flor, e com belas ilustrações, ela cria um guia para os amantes dessas histórias...e para os que desejam começar a conhecê-las.
*Sinopse original

Como fã da Cassandra Clare eu já conhecia o trabalho, embora não todas as ilustrações, de Cassandra Jean baseado no mundo dos Caçadores de Sombras e desde o primeiro momento me apaixonei pelos seus desenhos delicados mas cheios de cor e expressão, então não deve ser difícil de imaginar a minha felicidade ao saber que todas as suas obras seriam reunidas em um livro.



Ao contrário do que imaginei, a obra em questão não é uma reunião de contos ou algo semelhante e sim uma pequena enciclopédia que reúne todos os personagens criados por Clare em todas as histórias do mundo dos nefilins já publicadas, o que deu a ele um formato diferenciado e bastante agradável. Por ser uma obra de informações e não de narrativa, a leitura é extremamente rápida e tem a vantagem de poder ser lida sem seguir uma ordem específica.

Dividido por séries e livros únicos, cada página contém uma ilustração e uma pequena ficha técnica que contém ano de nascimento, família, arma favorita e uma breve curiosidade, do passado ou da vida após a Guerra Maligna, sobre o personagem. O melhor de tudo é que as informações estão longe de serem previsíveis e por menores que sejam cada uma delas acrescenta algo ao conhecimento que o leitor tem sobre a série como um todo.

Se você ainda não leu todas as séries da autora - Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais, Os Artifícios das Trevas e Contos da Academia dos Caçadores de Sombras - os textos podem conter spoilers leves, mas sempre é possível pular as partes destinadas aos livros que ainda não foram lidos.

Cassandra Jean é uma artista excepcional. Suas ilustrações rica em detalhes retratam lindamente cada personagem e sua associação das flores a cada um foi mais do que certeira. A variedade de flores é imensa e me surpreendi ao ver como cada uma se encaixou nas diferentes personalidades.

Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo não é um livro indispensável mas é uma relíquia para qualquer fã desse mundo. Extremamente bem feito em todos os aspectos, ele é uma obra de arte que possui a função de enriquecer ainda mais um universo que já é rico ao máximo e deixar toda e qualquer estante ainda mais bonita.

16 comentários:

  1. Olá , tenho os 3 primeiros de instrumentos mortais só consegui ler o primeiro e adoro loca para pegar os que falta , e esse também me chamou muito atenção e tudo relacionado os livros dá saga eu vou adorar rsrs adorei o post 💙
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não conhecia o livro mas adorei a proposta dele. Acho que os fãs da Cassandra vão adorar!!! Eu ainda não li nada dela mas fiquei curiosa com esse, a edição para estar linda mas acho melhor ler as séries dela antes para poder ter esse depois.

    ResponderExcluir
  3. Eu não li todas as séries da autora, mas também não tenho interesse, nunca tive. Acho que o livro deve ser interessante, talvez, para quem aprecia muito, já conhece os livros dela.

    ResponderExcluir
  4. Olá Larissa, tudo bem?

    Acredita que ainda não li nada da Cassandra? Não é por falta de vontade, mais pela falta de oportunidade/tempo mesmo. Eu não conhecia esse livro e gostei da proposta dele. A capa ficou muito legal mesmo, adorei. Sua resenha ficou muito boa, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Olha que legal, adorei o fato de ter um livro que traz tipo um raio-x dos personagens.
    Fiquei com vontade de conhecer melhor o trabalho da Cassandra.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro da Cassadra, mas só ouvi maravilhas sobre instrumentos mortais. Estou adorando a serie e por isso os livros entraram na minha lista de leituras, sobre esse livro já tinha ouvido falar dele, mas me parece mais um item colecionador ou fã mesmo. Vou começar com os outros, quem sabe não acabo comprando esse também. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Meu Deus mais um livro da Cassandra como assim? Rs ...
    Sou louca pra conhecer algo dela, cogitei comprar "Instrumentos Mortais" e desisti rs .. mas depois da sua resenha vi que preciso conhecê-la urgente.!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Larissa, tudo bem
    Menina eu fiquei encantada por essa obra, por mais que eu não seja muito ligada na escrita da autora confesso pra ti que pularia a dica, mas gostei muito da sua resenha quem sabe um dia eu dê oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, então este livro não me faria sentido. Mas para quem curte é ótimo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Ainda não li a série dos Caçadores de Sombras, apesar do estrondo que ela foi. Muitas pessoas me recomendaram mas fui deixando, deixando e até agora não li, rs
    Então, por enquanto, esta obra não me atraiu.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler a série Os Instrumentos Mortais, estou tentando esperar para obter as edições físicas, mas já quero adicionar a listinha esse novo adicional!
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Como shadowhunter nata, esse livro está entre meus desejados já tem um tempo. E acho INCRÍVEL, os traços dos desenhos ai. Espero muito adquiri-lo em breve. Que bom que você alertou dos spoilers, porque acredito que com certeza Cassandra não economizou em explicar haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?
    Estou louca para ter esse livro! Só falta ele para completar a minha coleção da Cassandra Clare! Eu vi em outro blog as fotos de alguns dessenhos da Cassandra Jean e é maravilhosos mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que interessante para os fãs das séries. Só achei a capa bem feia. Deveria ser algo mais criativo e chamativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá! Estou curiosa para ler esse livro e sua resenha despertou ainda mais meu interesse. Com certeza, já está na lista das minhas futuras leituras, bjoooo

    ResponderExcluir
  16. Gente...para tudo!

    Eu preciso terminar logo a série Instrumentos mortais, kkkkk

    Adorei saber dessa obra e já quero.

    Abraços

    ResponderExcluir