Resenha: Armamentista - Joe de Lima

 
Publicação independente
317 páginas
2016

ATENÇÃO: Por se tratar do segundo livro de uma trilogia essa resenha pode conter spoilers.

Leia a resenha de Arcanista.

A conspiração era só o início, agora a sombra da guerra civil paira sobre Vera Cruz enquanto a Arcanum, a Guarda Nacional e a Voz Verde mostram suas armas.
Meses após o Assalto ao Trem Regencial, Marcel, que está longe de Camilla, tenta compreender qual será o seu papel no confronto que se aproxima. Percebendo que não pode confiar em ninguém, principalmente no diretor Cecil, e sem saber quem realmente é seu inimigo, Marcel se vê encurralado por todos os lados e numa corrida frenética contra o tempo para proteger a si mesmo e, principalmente, aqueles que ama.

"Seja o relâmpago, Marcel. Pode fazer isso?"

Depois de descobrir em Arcanista que nada era o que pensava, Marcel seguiu em frente e agora tenta se estabelecer na Arcanum enquanto corre atrás das verdades que a grande organização esconde. Em meio a isso ele se empenha para dominar o poder da sua gema trovão e entender a confusão que seus sentimentos se tornaram depois que Camilla entrou em sua vida.


Armamentista é um livro que foi esperado por mim e que supriu expectativas que eu nem tinha me dado conta de ter criado. É um livro que me deixou com fortes sensações de alegria e orgulho, além da certeza de que a literatura nacional contemporânea tem sim muitos talentos a serem descobertos que só precisam de oportunidades.

Por trás de toda a ficção podemos ver diversos aspectos reais que fizeram parte da história política de diversos países, incluindo o Brasil, reproduzidos pelos governantes e cidadãos de Vera Cruz. Foi impossível não linkar os acontecimentos de Armamentista com o Brasil de 1964 e os recentes acontecimentos governamentais e vou parar por aqui pois se eu falar mais será um tremendo spoiler e não quero estragar a leitura de ninguém.

Marcel, o protagonista, evoluiu drasticamente do livro anterior pra esse e sem perder a sua essência. A mudança vai se tornando perceptível a medida em que avançamos na leitura e quando chega o primeiro grande acontecimento já é possível destacar maiores mudanças. Confesso que gosto muito mais do personagem agora, já que a sua personalidade parece ter se definido por completo tornando-o mais firme e enérgico.

No primeiro livro eu criei uma grande implicância com a Beatriz, melhor amiga de Marcel e um dos lados do triângulo, e cheguei a dizer na resenha que tinha vontade de esganá-la, pois bem essa vontade só cresceu e agora eu declaro oficialmente que Beatriz Laure é uma personagem que me irrita profundamente. Aliás muitos personagens secundários me irritaram nesse livro: o irmão de Marcel, Nicolas, o melhor amigo, Kelvin, Maurícia, Antonius... não sei se eu é que estava de mau humor ao realizar a leitura ou se eles realmente foram personagens irritáveis, já que, parando pra pensar, nenhum deles teve realmente uma atitude que os classificasse como tal (exceto Antonius, esse na verdade chegou a ser desprezível em certo momento). Bem, conto pra vocês quando descobrir.

Nesse volume temos um suave triângulo amoroso pra mostrar que nem tudo é guerra e que há sim algumas flores, ainda que com espinhos. Sei que muita gente não gosta de triângulos amorosos por isso quero dizer pra não se preocuparem pois o romance no trama é muito sutil, é mais um aspecto da vida do protagonista. Não deixa de ser um aspecto importante, porém não se sobrepõe ao enredo principal. Talvez no último volume o autor dê um pouco mais de espaço aos assuntos amorosos de Marcel, o que torço pra que aconteça, afinal quero muito saber com quem ele vai ficar e já tenho até a minha favorita.

Uma coisa que me deixou muito feliz foi ver que todos os pontos negativos que eu encontrei anteriormente na escrita do autor foram trabalhados e melhorados a ponto de serem quase inexistentes, deixando a escrita de Joe, que ainda utiliza a narrativa em terceira pessoa com o foco no protagonista, ainda mais fluída e agradável do que quando li o seu trabalho pela primeira vez, a pouco mais de um ano. Impecável mesmo está a ambientação feita por ele: com detalhes e explicações na medida certa, tornando muito fácil imaginar tudo o que existe e acontece em Vera Cruz.

O único ponto negativo, que foi o que me fez pontuar o livro com quatro estrelas ao invés de cinco (só não dei quatro e meio pois essa pontuação não existe aqui no blog), vai para o início lento da trama que demorou a engatar e consequentemente me fez demorar a entrar em um bom ritmo de leitura. Em compensação lá pela página 90 as coisas começam a acontecer, os dramas e a tensão começam a surgir, acelerando a narrativa e nos grudando às páginas. Nesse ponto é como ler um filme de ação, com a diferença de que Armamentista não é só tiro, porrada e bomba pois vai muito além (e é muito mais legal do que um filme de ação haha).

Joe terminou esse segundo volume com um plot twist muito impactante, que me deixou pulando na cadeira em agonia pelo volume final que eu ainda não faço ideia de quando irá sair mas que já está sendo fortemente aguardado (sem pressão, Joe).

Sobre a série:
Armamentista é o segundo volume da trilogia distópica Vera Cruz, iniciado com Arcanista e que ainda não possui data de lançamento para o terceiro e último volume. Indicada para quem gosta de distopias repletas de ação e com pitadas de romance, os livros podem ser adquiridos na versão digital pela Amazon, e na versão física pela loja Clube de autores.

16 comentários:

  1. Oi Larissa, tudo bem?

    Sinceramente estou feliz em esta lendo sobre a continuação, por que pude notar que você gostou mais do segundo volume do que do primeiro o fato de você ter citado que gostou mais da escrita do autor também me fez pensar sobre a estória, achei um pouco confusa mas se atendeu a suas expectativas talvez eu dê uma chance, pois não sei realmente se e meu tipo de livro, mas no geral achei interessante os pontos que você citou e o enrendo, a capa e bem bonita! Mas serio eu tive um crise de riso quando você falou dos personagens irritantes HAHAHAHA já passeio por isso.

    Ótima resenha.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal eu não conhecia esse livro é dei um pulinho na primeira para entender melhor.
    E apesar de ter gostado da sua resenha irei deixar a dica passar. Não faz muito o meu gênero, mas irei recomendar para quem eu sei que curte.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Lariiissa! Como não li o primeiro, achei mais interessante ler a resenha do primeiro livro. Mas vim aqui te dizer que, só o fato dessa resenha ser bem maior que a primeira, já da pra perceber que você se empolgou com a história! Isso já me deixa mais empolgada, gosto bastante de ler obras independentes, ainda mais vendo que a evolução é evidente! =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, tudo bem?
    Mesmo sendo o segundo livro e eu não conhecendo, sua resenha mostra bem a trama, é vejo que vc gostou mais desse segundo.
    Eu cansei um pouco de distopias, mas por esse ser um nacional e ter história que seja próxima, me deixou interessada. Quem sabe leia num futuro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hello! Tudo bem?
    Achei bem interessante a história pelo que li da sinopse.
    Não conhecia o livro Armamentista e acho que vou gostar pelo que li da resenha.
    Gostei do que falou do livro e dos personagens, já fiquei curiosa para ler e saber dos rumos que cada um tomou.
    Linda a capa e valeu pela dica.
    Bacana que os pontos negativos foram trabalhados e melhorados.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia o autor e nem suas obras. Num primeiro momento surgiu em mim uma curiosidades em relação ao livro, só que lendo sua resenha percebi que o livro não me atraiu. Gostei de suas considerações, é notável o quanto gostou desse segundo volume, mas não seria algo que eu leria no momento, por isso deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Eu sou uma grande incentivadora da literatura nacional contemporânea e simplesmente amei a estória! Li sua resenha anterior pra entender do que se tratava e adorei a ambientação. Sua escrita e crítica também me animaram a conhecer melhor os livros!
    Obrigada pela dica! Bjs
    literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca havia visto o livro e me parece ser bastante cheio de intrigas. Achei engraçado sua ‘implicância’ com a personagem Beatriz. Eu acho engraçado essa coisa de ponto negativo e positivo numa resenha, me sinto vendo um livro num estágio antes ao purgatório. Bom, estou fugindo de livros com continuação, mas se tiver oportunidade, lerei este.

    ResponderExcluir
  9. Oiee, tudo bem? Que bom que gostou tanto desse segundo volume! Minha irmã também está acompanhando a trilogia e adorando as leituras. A sinopse é bem interessante e sinto vontade de ler. Quem sabe futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Li no início do ano uma distopia ambientada na ditadura militar e gostei bastante, por isso acabei gostando bastante de descobrir essa série. Gostei da temática e da trama. E que bom saber que o que você não gostou no primeiro livro foi melhorado nesse, é bom quando vemos a escrita do autor amadurecer assim.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! A parte histórica (política) me interessou bastante. Se temos guerra e romance no livro, com flores e espinhos, acredito que seja o tipo de leitura que gosto! Que ótimo que o autor melhorou a sua escrita e, principalmente, que o livro, apesar de começar meio devagar, depois engrena e se torna uma boa leitura!

    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber que o autor melhorou na segundo volume, há uma crescente e apesar do início da leitura ter sido um pouco arrastado, pelo que você ressaltou a dinâmica da história consegue surpreender e envolver, o que me deixou bastante feliz. Super curiosa para saber sobre esse final, hahaha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Oi, vou confessar que li sua resenha com certo cuidado pelo aviso de spoiler, mas ainda assim consegui captar detalhes da história que com certeza iriam me agradar. Principalmente em relação a essa interelação com acontecimentos reais. Adoro livros assim principalmente quando tem um quê de história na narrativa, o que me desanimou foi essa coisa de triangulo amoroso, isso me cansa as vezes., mas saber que é bastante sutil já ajuda bastante. Esse inicio lento acho que seria outro problema, e ao terminar de ler sua resenha não sei bem se o que me atraiu compensa o que eu provavelmente não vou curtir, mas pretendo conhecer um pouco melhor a trilogia antes de decidir.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    que legal sua resenha, parece ser um bom livro para quem curte o gênero entao pretendo ler em breve, muito legal a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2016/11/caixa-de-correio-42.html

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro (nem o primeiro) então fiquei um pouco perdida com a história mas mesmo assim bem curiosa em saber mais.
    Tenho um certo receio de segundos livros pois eles sempre me parecem mais fracos, mas pelos seus comentários isso não acontece nesse caso - já que ele superou suas expectativas, o que é muito bom não é mesmo?
    Fico feliz em saber que é um livro nacional - fica claro que temos muita coisa boa que precisa ser 'descoberta'...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Ola Lari lindona quando li triângulo amoroso e personagens que não cativam o leitor já me desanimei, não conhecia a série. gostei da premissa, para não ser envolvida pelo triângulo vou aguardar o desfecho com sua resenha e poderei ler. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir