Resenha: O Despertar do Lírio - Babi A. Sette

Editora Novo Século

384 páginas

2016

ATENÇÃO: Por se tratar do segundo volume da série, a resenha pode conter spoilers. Leia a resenha do primeiro livro, A Promessa da Rosa, aqui.

Em A Promessa da Rosa, conhecemos Kathelyn Stanwell à procura de seu final feliz com Arthur Belmont. Agora, em O Despertar do Lírio, é a sua irmã, a viúva Lilian Radcliffe que precisa se encontrar. Viúva cedo e com um filho pequeno, Lilian é considerada a mulher ideal nos padrões das famílias inglesas. É recatada e devotada ao antigo marido. Mas tudo muda quando ela conhece Simon Thorn, um famoso libertino conhecido como o Barão Assassino, já que sua mulher morreu de forma misteriosa alguns anos antes. Ao mesmo tempo que quer se entregar totalmente a Thorn, ela precisa manter sua reputação e devoção ao ex-marido. Para se entregarem a uma paixão, eles precisarão reviver segredos e as mágoas que assolam suas vidas.

“Para você é fácil falar porque nunca se apaixonou; se um dia passar por isso, entenderá como dói e como é forte e como nada do que você faz parece amenizar esse sentimento. Ele não pede permissão, ele se apossa da sua vida e, então, você não controla mais nada.”

Terceiro livro de Babi A. Sette, O Despertar do Lírio apresenta um romance histórico com as já conhecidas características. Ao contrário do primeiro livro, esse volume é mais enxuto, romântico e misterioso, com uma carga mais intensa. Sem enrolações, a autora nos conduz pelo conturbado romance de Lilian e Simon, dois personagens que sofrem de forma diferente pela morte de seus parceiros e precisam se redescobrirem e dar mais uma chance ao amor. É principalmente sobre Lilian se conhecer, já que desde cedo experimentou os escândalos da sua irmã na alta sociedade e conseguiu rapidamente um casamento com seu primo, para que não saia prejudicada. Entretanto, a jovem mulher nunca descobriu o que era amar e ser amada, já que nunca teve real oportunidade.
A autora aborta bastante a questão de como uma mulher é vista na sociedade londrina do XIX, sendo extremamente machista. É revoltante, mas ela escreve sobre como suas protagonistas crscem perante as pessoas, onde o falatório somente as engradecem. Além disso, é novamente perceptível a evolução na escrita da autora, que já era ótima e fluída, e se torna ainda melhor, mais sensível e delicada no segundo livro. Assim como em A Promessa da Rosa, Babi retorna com a linguagem mais pomposa, mas não tão rebuscada, o que novamente facilita na leitura, sem que se torne cansativa. Há alguns clichês na obra, mas nada que diminua o gosto do leitor pela história.

Lilian é uma protagonista maravilhosa. Em A Promessa da Rosa, sua primeira aparição, confesso que não tive uma opinião formada sobre ela. Contudo, sua evolução e transformações no segundo livro são brilhantes, onde acabei tendo ainda mais apreço por ela do que por Kathelyn, sua irmã (desculpa, Kathe!). Ao mesmo tempo em que ela precisa manter sua reputação, que é quase tudo o que lhe resta, a jovem viúva só deseja quebrar os preconceitos nas pessoas ao seu redor. Ela é forte, poderosa, uma mãe dedicada que acha que não possui nada demais, mas é extremamente sexy. O livro é principalmente sobre a evolução de Lilian como mulher, e a autora conseguiu retratar isso perfeitamente.
E eu preciso dizer que Simon Thorn é o primeito protagonista de Sette que eu gosto. Por ele sim, eu suspirei. Ao contrário dos homens dos outros livros da autora, Simon é ciumento sem ser extremamente possessivo. Ele é um homem que está sofrendo e está apaixonado, fazendo de tudo pela mulher, sem fazer com que ela corra atrás dele. Talvez seja um personagem até fora do comum pra época, mas era o que faltava para eu gostar dos personagens da autora. Sensibilidade, talvez? Sei que é um personagem completo, sendo dedicado, sensível, tenho sua culpa e sendo extremamente amável, mesmo com os erros cometidos.

“E também, sentiu-se amada, desejada; sentiu que amava tanto ou mais do que era amada e isso a encheu de liberdade para enfim se preocupar menos com os outros, com o que pudessem achar ou pensar a seu respeito, com o que ela mesma pensava sobre si.”

No mais, o nome O Despertar do Lírio é ideal para a história. Temos Lilian descobrindo o amor e se descobrindo como mulher e o significado de seu nome é Lírio. Babi A. Sette não poderia ter escolhido nome melhor para o segundo volume. Para quem aprecia um bom romance histórico, com características às vezes “avançadas” para o tempo, a autora é mais do que recomendado.

Sobre a série:
O Despertar do Lírio é o segundo volume da série Flores da Temporada, cuja ideia é ter mais 4 volumes. O terceiro está em fase de revisão e se chama Não Me Esqueças.

9 comentários:

  1. Hey,
    Ainda não li o primeiro livro, mas quero muitooo. Pela resenha desse segundo livro, já pude notar que o anterior é muito bom, romance fofo e sem muito mimi. Vou ler com certeza!
    Resenha muito boa ^^
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não li nada da autora e estou bem curiosa para fazer isso. Gosto da premissa desse livro, pois acho legal os protagonistas precisarem superar perda e fazerem isso juntos. Outra coisa que me agradou foi saber que a protagonista descobre o amor e se descobre também.
    Sua resenha não poderia estar mais apaixonada.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olha, não li sua resenha depois da palavra Spoiler =\
    Ainda não li o primeiro e quero muito ler e deixar a surpresa guardadinha para descobrir tudo lendo o livro na hora.
    Tive o prazer de conhecer a autora e ela é sensacional. Uma querida. As minhas colegas que já leram A Promessa da Rosa acharam o livro sensacional, então vamos fazer o seguinte: vou ali agora rapidinho ler A Promessa, volto aqui, leio a resenha e leio O Despertar. Pode ser?? Fui! =)

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem? Eu só ouço elogios sobre as obras da autora e tenho MUITA vontade de conhecer essa serie. Não li o primeiro, mas depois da sua resenha fiquei com vontade de ler esse <3 Acho a premissa muuuito legal e essa capa é incrível! Espero ler muito em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Lembro de ter visto a capa desse livro por aí e pensado "Meu Deus, que capa mais incrível! Preciso desse livro" kkk' Ainda não li nada da Babi, mas só vejo resenhas positivas dos livros dela, então estou bastante curiosa para conhecer a escrita e os personagens dela ♥ Como amo romances de época, estou mais do que de olho nesse livro...
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila.

    Nossa, esse livro parece ser realmente muito bom. O livro já me atraiu pela capa e agora lendo sua resenha pude constatar que o livro é do jeito que eu gosto: com muito mistério e muita intensidade. Já adc o livro aos meus desejados e quero muito conferir a leitura. Fico feliz q vc tenha gostado do livro e espero ler em breve.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila!
    Eu amo os livros da autora e esse é um super desejado e já está entre as minhas futuras compras. Quero muito me apaixonar novamente por mais uma história da Babi! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Tenho grande curiosidade para ler estes livros da Babi, mas ainda não tive a oportunidade. Primeiramente me apaixonei pelas capas, porque são maravilhosas né? E livros de época tem me atraído bastante e o enredo dos dois livros me atraiu. Gostei bastante da estória de Lilian e Simon sendo dois viúvos, uma com boa reputação e outro nem tanto. E o melhor é saber o quanto a personagem evolui e cresce.
    Gostei muito da sua resenha e ela me deixou com mais vontade ainda de ler os livros.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o primeiro da série, mas vontade não falta, já que tenho uma imensa vontade de conhecer o trabalho da autora, que aparentemente é feito com maestria. Sempre leio que ela cria mocinhos que nos fazem suspirar e personagens marcantes, alem de ser um gênero que amo, então minhas expectativas estão a mil

    ResponderExcluir