Resenha: Destinos de Papel - Luciane Rangel

Editora Qualis
278 páginas
2016

Outros livros da autora: Tenshi.

Rebeca é uma jovem de 19 anos que é meio desmiolada, cheia de próprias regras que segue a risca, ainda mais por conta de algumas situações que passou na vida. Sem esperanças para o futuro e cursando psicologia só porque conseguiu uma bolsa, ela é surpreendida ao conseguir um estágio num colégio, passando a atuar como conselheira dos alunos. E é assim que conhece a adolescente Júlia Nakagawa, uma garota estranha que usa maquiagem pesada, sempre se mete em problemas e consegue ver o passado e prever o futuro ao tocar em uma pessoa.
O que Rebeca achava se tratar apenas de um simples estágio, se transformará em algo maior quando conhece um possível amor (algo impossível em suas regras) e Júlia vê algo que se recusa a falar para alguém, mas que pode mudar a vida de todos eles.

É tão difícil resenhar um livro que se gosta tanto, porque faltam palavras para descrever uma história que tanto cativou e tanto te fez sentir. Portanto, peço desculpas antecipadas caso eu não consiga mostrar o quão adorei Destinos de Papel.

Ao contrário de Tenshi, seu livro anterior, Destinos de Papel já possui um ambiente familiar (ao menos para mim) porque se passa no Rio de Janeiro. Logo, muitas cenas foram particularmente ainda mais gostosas de ler, porque a autora consegue passar a familiaridade do dia a dia carioca na história. Vale lembrar que a protagonista tem uma fala que passa muito sobre como o carioca costuma falar. Mas a leitura não se torna cansativa e Rebeca não se torna forçada e chata. Pelo contrário, achei que por não ter uma linguagem extremamente formal e ao mesmo tempo, sem muitas palavras de baixo calão, o livro é muito bem escrito, já que é narrado pela jovem como se ela estivesse contando a história da vida dela ao leitor. Por isso, trata-se de uma leitura rápida, onde se assimila facilmente os acontecimentos.
Como Rebeca passa a ser estagiária de psicologia (apesar de ela mal saber o que está fazendo, gente!), temos a depressão como o tema principal. Assim como em outras resenhas, volto a bater na tecla: esse assunto é de EXTREMA importância. E é ótimo que cada vez mais livros sejam lançados tratando da doença de diferentes perspectivos. Em Destinos de Papel, a doença é abordada de forma dolorida, pois lida com adolescentes. Os motivos que levaram a doença são tristes e são reais. Entretanto, Rangel consegue abordar o assunto de forma muito sublime, enfatizando a importância de falar sobre e lutar contra, sem deixar a essência dos personagens acabar. Ou seja, por mais que o livro seja emocionante e faça as lágrimas rolarem – lencinhos são aconselhados – ainda há inúmeras partes que conduzem o livro recheadas de leveza, que provocam boas gargalhadas e profundos suspiros.

“Queria saber te explicar que os dias ruins vão sempre existir e que as pessoas cruéis cruzam nosso caminho o tempo todo, mas que existe o outro lado. Existem os dias bons, as pessoas boas... existe gente por quem vale a pena se apegar.”

Eu me identifiquei com a Rebeca. Não porque sou parecida com ela, mas porque queria ser como ela em muitos aspectos. Como mencionado no início da resenha, ela é desmiolada. Ou como ela menciona ao leitor logo no início do livro, ela é um espírito livre. O fato é que a protagonista é um tanto avoada, não pensa, é impulsiva e faz muita coisa errada. Mas o fato de ela ser tão espontânea, autêntica e coração aberto – por mais que ela evite o apego. É totalmente contra o apego – fazem Rebeca ter um conjunto de características muito especial, tornando a personagem alguém que eu gostaria muito de ter amizade com. Ela é muito original e é uma protagonista com presença realmente forte durante toda a história, dando tom e cor ao livro.

“Sim, meu peito doía a insuportável dor do apego. A dor sem cura, causada por alguém que você gosta além do que deveria e sabe que não suportaria ver essa pessoa ir embora. Só que as pessoas sempre vão embora, sem se importar com a dor que deixam.”

Como não poderia faltar, Júlia Nakagawa, principal paciente da estagiária de psicologia, é descendente de japonês. Perdeu o pai ainda criança e por isso, mudou radicalmente a atitude, sendo uma garota mal educada, se afastando propositalmente de todos. Para completar, ela tem o estranho dom de visualizar o passado e o futuro das pessoas, e por isso, Rebeca a chama de garota satoru-kun, lenda japonesa parecida com Júlia. A relação dela com o irmão, Lucas (o interesse romântico da protagonista) é muito triste. Ele não sabe como ajudá-la, ela não sabe como pedir ajuda. Foram momentos extremamente tristes na história, onde o sofrimento de Nakagawa era palpável. São personagens muito queridos, assim como tia Rosa, e Laura, personagens que também me foram muito queridas, mas que não posso me estender muito sobre (olha o tamanho da resenha, gente!)

O mistério ao redor do destino dos personagens não é bem um mistério, e dou isso como proposital. Afinal, logo no início já sabemos o que vai acontecer, e a partir de então a protagonista narrará os acontecimentos que desencadearam aquela situação. Foi algo que gostei na história, e por isso, a considero QUASE livre de spoilers. O principal o leitor já descobre logo no início e a curiosidade fica por como os personagens chegaram naquele ponto. Particularmente, foi um dos pontos que mais gostei, porque é justamente por isso que gosto de spoilers. Pra mim, a graça está em como aconteceu.
Entretanto, o que mais gostei mesmo foi sobre como Luciane Rangel aborda a questão do apego. A protagonista bate incessantemente na tecla sobre nunca se apegar a ninguém. Obviamente, ela vai se apegar. Mas a sensação que fica no leitor é que ele também não vai se apegar e quando menos se espera, já está sofrendo com as pessoas que parecem tão reais na história. O apego vai chegando sem que nos demos conta. E quando percebemos que já amamos Rebeca, Júlia, Lucas, Laura e tia Rosa o sentimento é ainda mais gostoso.

Depois da história fofa que foi Tenshi, Luciane Rangel traz outro romance cativante, com assuntos mais sérios e tratados de forma exemplar, sem deixar de lado seus traços marcantes, com personagens de olhinhos puxados, muitas cenas fofinhas e comicidade. Destinos de Papel é uma leitura recomendada a todos que gostem de qualquer um desses traços.

25 comentários:

  1. Que coisa mais lindaaaa! Amei a resenha. Amei saber que você gostou de DDP ❤ Muito obrigada, linda!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais lindaaaa! Amei a resenha. Amei saber que você gostou de DDP ❤ Muito obrigada, linda!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Que capa mais linda! Eu adorei os origamis! Realmente depressão é um assunto que precisa sim ser cada vez mais comentado e que nunca vai deixar de ser importante, é de extrema importancia falar para que saibamos como agir e para que as pessoas se sintam representadas na história. Eu não conhecia a autora mas me encantei pela historia.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sua resenha ficou maravilhosa e foi ótimo poder ler seus comentários por aqui. Já conheço o trabalho da autora e fiquei bem curiosa quanto a essa obra. Com certeza gostaria de poder ler. Fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento e personagens. Dica anotada!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Que bom quando pegamos um livro em que tudo nos encanta. Realmente é difícil falar pouco quando tudo parece importante e maravilhoso. Sua resenha teve o poder de fazer o livro entrar correndo para minha lista de leitura, eu simplesmente adorei.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Adorei o enredo e fiquei pensando neste final que não é surpresa, mas que ainda assim, é bacana. Eu adoro quando o autor coloca uma informação no inicio e a resgata no final, quase nos fazendo de bobos!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila,
    Eu me identifiquei com a protagonista também, apenas por sua resenha. Também me considero um espírito livre rs.
    Gostei da forma como a história apresentada, acho que a autora mostra que o final está lá, o importante é o que você precisa fazer para chegar nele. Foi esse sentimento que ficou ao ler sua resenha e espero estar certa rs.
    Vou anotar essa dica e espero, de coração, gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro e ainda bem que correu tudo bem! :) E que gostaste mesmo dessa leitura! :)

    Espero ler o livro e conferir todos esses elogios!! :) ahah Gostei desse mistério mais calminho por sabermos isso de antemao...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e fico feliz que tenha gostado tanto a ponto de não ser nada fácil fazer a resenha, sei muito bem como é isso rsrs
    Desconhecia a obra, mas estou bastante curiosa em relação aos personagens pelo fato de você dizer que rola um mistério proposital.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei muito curiosa a respeito dela por causa da sua resenha.
    Como você, acho muito importante termos obras que tratam da depressão, porque é um caso muito sério e que infelizmente muita gente acha bobeira.
    Só pelo que você escreveu, já gostei dos personagens, rsrs.
    Parabéns pela resenha, está ótima!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Como eu adoro romance, já estou curiosa para conferir. E aindatem uma autora desmiolada, que com certeza terá algumas situações bem diferentes. Já fiquei feliz em saber que gostou da leitura, pois me animou para fazer também. Muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Eu acompanho a autora nas redes sociais e desde que ela anunciou a publicação desse livro eu tenho curiosidade com ele. A sua resenha é a primeira que eu leio e posso dizer que fiquei ainda mais curiosa para conhecer por completo essa história. Quero saber que mistério é esse (que não é lá um mistério) e como a obra vai se desenvolver.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li Tenshi, o livro anterior da autora, mas sempre tive curiosidade de prestigiar o talento dela. Gostei muito de saber que ela lançou esse livro e me interessei bastante por conhecê-lo, especialmente porque aborda um tema tão importante, que é a depressão. Saber que o enredo te encantou tanto me deixou curiosa. Vou anotar sua dica.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não conhecia o livro, parece legal. Você conseguiu mostrar o quanto gostou do livro na resenha. Gosto de livro que se passa no Brasil. Gosto de mistérios, personagem com poderes e romance cativante. Pela sua resenha, acredito que vou me encantar pelo livro como você se encantou. Beijos'

    ResponderExcluir
  15. Engraçado que já vi uns três livros que começam assim, com uma garota conseguindo um estágio para ser conselheira dos alunos em um colégio, e nunca deixo de achar isso estranho... Hehe... Bem difícil mesmo uma garota tão nova saber o que está fazendo num caso desses. Adorei saber que a depressão é abordada no enredo, é mesmo um assunto de extrema importância que as pessoas normalmente não levam a sério, não consideram doença e sim frescura, o que complica muito a vida de quem sofre disso. Faz tempo que quero ler algo da autora e gostaria de começar por esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? O enredo parece diferente e é realmente ótimo que seja abordados temas como o citado, pois as pessoas não levam a sério e precisam de informar mais sobre a doença. Ótima resenha, vou anotar a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Que resenha mais fofa! Amei a proposta da história e a escrita da autora parece ser realmente bem envolvente. Nos fazendo nos apegar e nos desapegar conforme a direção da narrativa, é realmente algo que traz seu diferencial em meio a obra. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de mais uma vez elogiar a autora, ela é uma fofa.

    Luciane Rangel sempre arrasa nas propostas das historias (e nos marcadores também. Tenho todos os marcadores dos livros dela rsrs)

    Não li ainda Destinos de Papel, mas pretendo ler logo logo e fiquei ainda mais curiosa com a sua resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, o livro é bem eclético, não? Meio drama, meio romance, meio sobrenatural...a autora mesclou bastante coisa. Não fiquei de fato interessada, mas fiquei no mínimo curiosa.
    Depressão é uma doença muito triste, é importante falar sobre ela!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Camila!
    ainda não li nada da Luciane, mas vejo muitas pessoas falando bem do trabalho dela. Amei o enredo e tema que a escritora aborda, isso é muito bom para alertar os adolescentes e seu pais, pois é uma fase difícil e todos nós já passamos ou vamos passar. Adorei a personagem e fiquei muito empolgada para conhecer a história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Amo romance e essa capa me deixou babando! De extremo bom gosto né?

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Estou querendo muito ler esse livro. Já tinha lido Tenchi, e adorado. A escrita da autora é bem fluida, gostei bastante e pretendo ler esse livro em breve, afinal, podemos perceber um amadurecimento na escrita, sem mencionar o cenário carioca, né?

    Abs.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? A capa desse livro é linda e logo de cara já chamou minha atenção mais o que maia me deixiu cin vontade de ler é o tema abordado que é a depressão. E realmente é um tema bem dolorido e não tem como ser de outra forma com um tema tão triste como esse. Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de capas com as características mais voltado pro desenho adoro ver essa mistura, a estória em si, a principio n me chamou a atenção tão pouco tinha cativado, porém a medida que fui lendo e compreendendo algumas coisas fui me interessando e espero gostar da estória e perceber o nicho familiar.

    ResponderExcluir
  25. Oi oi querida,
    Eu gosto das capas produzidas pela editora. Bom, não conhecia a autora e muito mesmos as suas obras. Espero gostar deste segundo livro, pois a história é ótima e os personagens serviram para o cenário construido.

    O enredo flui, e a escrita da autora é cativante. Vou procurar este livro para ler um pouco mais...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir