Resenha: Todos os Nossos Ontens - Cristin Terril

 
Editora: Novo Conceito
Tradutora: Bárbara Menezes de Azevedo Belamoglie
352 páginas
2015

Ano de 2017. A viagem no tempo é uma realidade graças à uma máquina que está em poder do governo e isso muda tudo, muda o mundo. Torna tudo pior.
O mundo como o conhecemos não existe mais, assim como a liberdade. Bombas são lançadas na população e tudo o que fazemos é questionado. O tempo foi tratado de maneira irresponsável e quando suas leis são quebradas ele apaga você e segue em frente. A menos que você tente mudá-lo...

"[...]sempre disse que o tempo é complicado, que tem uma mente própria. Talvez esse seja seu jeito de nos unir por brincar com ele."

Antes de começar eu quero dizer que, primeiro, eu não sei como iniciar esta resenha e, segundo, eu não tenho a mínima ideia de como expressar o que estou sentindo por esse livro. Demorei a semana inteira e tudo o que consegui pensar foi: incrível. Não há outra palavra para descrever Todos os Nossos Ontens que não essa e por isso foi difícil resenhá-lo.
No futuro existe uma máquina que permite que façamos viagens no tempo. Inicialmente essa máquina seria usada para evitar que coisas ruins acontecessem, mas não é bem assim que as coisas são... Nesse futuro vive Em, uma prisioneira que guarda valiosos documentos e que está ficando obcecada com o ralo da sua cela.
Vemos a trama do ponto de vista de Em e de Marina, em capítulos alternados. Em é uma prisioneira do governo, Marina uma garota mimada que sente algo a mais pelo seu melhor amigo, James. Ambas têm objetivos diferentes e são extremamente fascinantes. Aliás, James, Finn, Em, Marina... todos sem exceção são ótimos personagens, extremamente cativantes, bem construídos e articulados, trazendo algo de importante para a história.



Terril possui uma narrativa incrível, profunda e detalhada na medida certa e extremamente clara, deixando os fatos bem concisos e explicados. Sua narrativa em primeira pessoa é tão ágil quanto água escorrendo entre os dedos, te fazendo devorar cada página num piscar de olhos, sendo quase impossível conter a ânsia por mais. Ela mescla passado, presente e futuro de uma maneira magistral, onde todas as peças se encaixam e não há nenhuma que fique perdida ou sobrando. Se há algum furo na sua história eu juro que não encontrei.

Viagem no tempo é algo complicado, que se não for bem feito pode ficar confuso e desconexo e Cristin consegue administrar esse tema de maneira extraordinária, onde tudo tem um porquê, se encaixando no tempo e lugar devido, de acordo com a teoria de comportamento do tempo imaginada por ela (que por sinal é demais!). Ao longo dos capítulos vamos descobrindo pequenas pistas que, para o leitor mais atento, logo viram suposições e tais suposições tornam-se algo extremamente maior que nos causa uma surpresa absurda.
Apesar de ser uma distopia, o foco da autora é nos personagens e suas ações e por isso vemos pouquíssimo do mundo futuro o que, no caso, não é prejudicial.

É difícil explicar,passar a dimensão dessa história, pois cada detalhe por menor que pareça tem sua importância e eu me odiaria se desse algum spoiler e tirasse de vocês o prazer que cada descoberta, cada pista nova traz. Provavelmente a minha resenha não faz jus ao livro de Cristin Terris, apesar de toda a minha empolgação, por isso só posso dizer para que leiam, vivam essa experiência e tirem suas próprias conclusões.

PS: Se precisar de alguém para conversar depois da leitura deste livro, estarei aqui, pode chegar mais haha. ;)

2 comentários:

  1. Olá, Larissa, tudo bem?

    Menina adoro esse tema e principalmente distopia! Nunca me interesse por este livro por conta da capa, essa capa e horrorosa meu deus do seu HAHAHAHAH e sempre fui convencida pela capa,a maioria das vezes até alguém que convence de que a historia e boa demais pra deixar passar, como esta! Adoro viagem no tempo e forma como você descreveu tudo me deixou super curiosa! Eu realmente não imaginava que o livro de tratava de algo tão fantástico, sem sombra de duvidas este livro entrou para minha lista! Adorei a forma como você abordou e explicou com detalhes a trama do livro, alias os personagens parecem ser muitos bons *-*

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Oi Ingrid!
    Então, capas à parte,eu amo distopias haha. Assim que essa foi lançada aqui fiquei louca e comprei logo que pude. Foi uma das melhores aquisições do fim do ano.
    Fico super feliz de ter te convencido a ler,apesar de a capa não te atrair.Espero que você leia logo e seja uma leitura tão boa pra você quanto foi pra mim.

    Beijos!

    ResponderExcluir