Resenha: Na Porta ao Lado - Luiza Trigo

 
Editora Rocco Jovens Leitores
251 páginas
2015

Carol adora fazer listas, para tudo. Mas ela nunca imaginou que listaria o casamento da sua mãe com seu novo namorado e a mudança da casa onde estão todas as lembranças do seu pai, oblugar onde viveu por 15 anos, para a nova onde viverá com seu padastro e o insuportável do seu filho.
Mas em compensação, a vida na escola vai cada vez melhor com a companhia e a diversão proporcionada pelas amigas e a chegada de um aluno novo (e lindo!).
O que será que aguarda Carol nessa leva de mudanças?

"Vou te falar uma frase do Al Gore, aquele político americano, que foi vice-presidente dos Estados Unidos e fez o filme Uma Verdade Inconveniente, que você adora: 'Não arriscar nada é arriscar tudo.'"

Na Porta ao Lado é o terceiro livro de Luiza Trigo e neste título a carioca retorna ao dia a dia da turma de amigas que conhecemos em Meus 15 Anos (Bia, Carol, Amanda, Pri e Roberta) e nos apresenta à história de Carol, uma menina que desde sempre viveu somente com sua mãe e agora se vê à beira de um casamento repentino, uma mudança, um padrasto e um garoto extremamente irritante como "novo irmão".


Este é o terceiro e melhor livro que leio da autora, que fez uma história com temas corriqueiros a muitos adolescentes, como o primeiro amor e mudanças indesejadas, com uma escrita leve, bem humorada e um texto extremamente simples.

Os personagens em sua maioria já são conhecidos pelos leitores, mas como o foco narrativo dessa vez é de uma outra personagem, nos são apresentadas pessoas novas, que fazem parte da vida da protagonista, como a mãe de Carol (não consigo lembrar o nome dela,desculpem), que é divertidíssima quase sempre e muito sábia quando necessário. Mas mesmo com várias pessoas novas, a história ainda tem bastante espaço para as antigas e o grupo de amigas que me fez gostar ainda mais do primeiro livro continua presente e bem explorado pela autora.

Uma coisa que gostei muito foram os títulos dos capítulos. Muitos, se não todos, eram títulos de livros já existentes e achei bem divertido perceber que já tinha lido a maioria dos livros citados através dos capítulos e os que ainda não li podem muito bem se tornarem recomendações, assim como as músicas citadas pela Carol através de suas listas.

Diferente dos demais livros escritos por Luiza, o final deste me deixou extremamente satisfeita pois, além de não ser um fim daqueles que deixam a imaginação do leitor correr solta, pensando sobre o que poder ter acontecido com o personagem, a decisão tomada pela protagonista me deixou de queixo caído e batendo palmas.

Na Porta ao Lado é um livro curto e que, graças ao seu texto descomplicado e história instigante, pode facilmente ser lido em uma única tarde.

Sobre a série:
Na Porta ao Lado é o segundo livro da série Meus 15 Anos, iniciada com o livro de mesmo título, onde conhecemos a Bia e a acompanhamos durante a sua preparação para a tão sonhada festa de 15 anos.

2 comentários:

  1. Oi Larissa
    Eu Já houvi falar muito da Autora, mas assim como Jojo moyes ainda não li nenhum livro, mais fiquei bastante intrigada por este, realmente curiosa e sua Resenha se mostrou envolvente o que me fez querer ler o livro sem pensar duas Vezes <3
    parabéns flor
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Ingrid,também não li nnada da nada JoJo ainda,apesar de ter um livro dela na estante haha. Mas as histórias da Luly Trigo são todas um amor,com capas muito fofas e marcadores lindos*-*. Separa uma tarde,é o suficiente pra finalizar uma das histórias dela.
    Espero que goste. Beijinhos!

    ResponderExcluir