Resenha: Toda Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr

Editora Intrínseca
Tradutora: Maria Carmelita Dias
528 páginas
2015

Eu demorei uns bons dias para terminar de ler. Por mais que eu o tenha adorado, a leitura foi muito difícil pra mim e em diversos momentos peguei-me pensando se conseguiria terminar o livro.

Conta duas histórias diferentes. A de Marie-Laure, uma garota cega que vive com o pai, que trabalha como chaveiro para o Museu de História Natural. Os dois fogem para a cidade de Saint-Malo, para morar com o tio-avô quando chega a ocupação nazista em Paris. Do outro lado, há Werner, um orfão alemão que vai se especializando em rádios, após encontrar com a irmã um em uma pilha de lixo. Por causa disso, ele é matriculado em um colégio nazista e em seguida, embarca pela a Europa com a missão de encontrar a fonte de transmissão de rádios dos Aliados.
Até que a vida de Marie-Laure e Werner se cruzam e você chora até suas lágrimas secarem, durante o livro todo.


Os subcapítulos normalmente se alternam pelos focos em Marie e Werner e são curtos, com média de 4 páginas cada, para contar acontecimentos específicos mesmo. O livro começa em plena segunda guerra mundial, e se alterna também a cada capítulo, entre passado e presente. Então conhecemos Marie e Werner ainda bem novinhos. Antes de ela ficar cega e antes de ele encontrar o primeiro rádio.

“Abram os olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre.”

É arrebatador e emocionante. Confesso que é meio difícil falar de todo livro que me toca bastante. Eu não sei o que dizer sobre e muitas vezes eu acho que o que eu digo não é suficiente. É o caso dessa obra, que eu tenho certeza que tudo o que eu disser não vai ser o suficiente para mostrar o quanto gostei da leitura.

A trama é de uma realidade cruel. Lembro que na Turnê Intrínseca do RJ, em abril, alertaram-nos que esse livro seria tapa na cara atrás de tapa na cara. Confesso que apesar de tudo, eu não levei isso a sério. Antes tivesse levado.Werner parecia possuir as partes mais obscuras da história. Durante boa parte, as partes de Marie me pareceram mais leves, na medida do possível, enquanto vários capítulos dele me deixavam transtornada com as barbaridades. Afinal, ele serviu a Alemanha na guerra. Depois de um ponto, porém, as partes da Marie passaram a me deixar com um nó na garganta e me vi muitas vezes parando a leitura pra conseguir pensar e respirar com clareza.

“Marie-Laure tenta se concentrar e reler um capítulo anterior do livro: Fazer os pontos em relevo se transformarem em letras, as letras em palavras, as palavras em um mundo.”

Todas as personagens foram bem trabalhadas, e eu apreciei muito quase todas, em específico Etienne, que eu me apeguei muito durante a leitura. Um detalhe é sobre como Anthony vai evoluindo a escrita. Posso até ter me enganado, mas a impressão que tenho é que conforme a guerra vai ficando pior e mais "suja", o vocabulário passa a ser mais sujo também, principalmente nas partes focadas em Werner.

Confesso que senti uma pequena dificuldade de me localizar na história, em ir juntando os pequenos "quebra cabeças" entre passado e presente. Já que o livro começa no meio da guerra, e logo vai pra quando Marie tem 6 anos, e vai seguindo até chegar no “futuro”.
Quanto ao final, eu só sei sentir. Foi lindo e eu chorei horrores.

É isso. Leiam. Leiam, e aproveitem, porque é duro e singelo. E apesar de não ler tantos livros sobre o assunto, posso dizer que é um relato incrível sobre uma pequena parte da segunda guerra mundial.

“A vida toda você espera; agora, quando finalmente acontece, você está pronto?”

4 comentários:

  1. Primeira resenha que leio sobre o livro e não esperava que fosse tão positiva. Não sabia da existência do livro e quando vi a sua nota com 5 estrelas, já comecei a ler a resenha com uma animação maior.
    Não sou muito fã de filmes e livros com as guerras mundiais de pano de fundo, acho que foi uma época tão cruel e me deixa realmente bem sensibilizada.
    O modo como descreveu a estória e ressaltou os protagonistas me deixou pelo menos curiosa quanto a vida deles nesse caos que é a guerra. Outro ponto que me animou é a narrativa alternada, isso torna a leitura muito mais fluida e gosto demais.
    Acho que mesmo sendo sobre a guerra, eu vou tentar ler e quem sabe gostar muito também.

    ResponderExcluir
  2. @Suzzy Chiu

    Oi Suzzy! Tudo bom? Primeiramente, seja bem vinda! Espero que goste do blog. :3
    Esse livro é lindo! Estava com muitas expectativas desde que tomei conhecimento dele e para minha felicidade, não me desapontei!
    Confesso que também não sou muito fã dessas leituras, apesar da 2º guerra mundial ser um dos meus assuntos favoritos em história.
    Espero que goste tanto quanto eu gostei. O livro é muito bem escrito e com uma bela história. Mereceu o prêmio que ganhou!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não sei do que gostei mais da resenha muito bem escrita ou do livro que nem li ainda!! Pretendo ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  4. @Erika
    Oi Erika! Muito obrigada pelo comentário e pelo elogio! Leia e se emocione. Chore, e venha compartilhar sua experiência conosco! Vale a pena ter esse livro na estante. <3

    ResponderExcluir